segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Valores do Ministério de Acampamentos
2) Ministério à Pessoa Como um Todo

Enquanto muitas instituições focalizam uma certa dimensão da pessoa, o acampamento ministra a ela por inteiro. A igreja ministra espiritualmente, a escola educa, ministra mentalmente, o lar e os companheiros influenciam socialmente, e os programas atléticos desenvolvem fisicamente. Mas o acampamento deve ministrar em todas estas áreas.

Jesus cresceu em todas as áreas. A Bíblia diz que Jesus crescia em sabedoria (mentalmente), estatura (fisicamente), e graça diante de Deus (espiritualmente) e dos homens (socialmente) [veja Lucas 2:52]. Quando Jesus Se encarnou e viveu entre nós Ele experimentou o desenvolvimento humano e cresceu em todas as dimensões. Jesus viajou com Seus discípulos e comeu, dormiu, abençoou criancinhas, transformou água em vinho, andou de barco, encorajou pescadores, cozinhou para os Seus discípulos, montou em um jumento, restaurou os doentes à saúde, deu muitas palestras usando a natureza para demonstrar verdades eternas.

Deus tem prazer quando nós cuidamos e admiramos a Sua criação e O louvamos por ela. Sua criação é a fonte de estudo e investigação contínua. Nós nunca poderemos descobrir todos os seus mistérios. A experiência de acampamento nos imerge em Sua criação.

As atividades no acampamento fornecem muitas oportunidades para ensinar as verdades espirituais. Através de tais atividades, enquanto mostramos respeito pelos nossos corpos que Deus criou, crescemos fisicamente, fortes, habilidosos e saudáveis. A experiência do acampamento também emprega a mente. O estímulo mental do novo ambiente, as pessoas não familiares, atividades diferentes, horários mudados, tudo isto facilita o crescimento mental. As verdades espirituais são comunicadas de uma forma poderosa e estimulam o crescimento espiritual entre os acampantes, em meio a criação de Deus, participando de estudos bíblicos, experimentando momentos de ensino, adoração, descanso e horas de reflexão.

Extraído da Apostila TLR - Treinamento para Líderes de Retiros - AEA