sábado, 25 de julho de 2009

Valor Real do Ministério de Acampamentos


Em geral os grupos que realizam e participam de retiros e acampamentos não sabem o real valor ou potencial deste ministério. A maioria pensa que o acampamento é um lugar apenas para lazer, recreação e para fazer toda a “bagunça cristã” que não se pode fazer na igreja. Para diferenciar dos acampamentos seculares os líderes costumam incluir alguns estudos bíblicos e cultos. Mas na verdade poucos sabem utilizar o método “acampamento” para suprir as necessidades reais do seu grupo. O pensamento geral é que os únicos momentos de “espiritualidade” e aprendizado são as palestras e períodos de louvor. Julgam que os períodos de atividades esportivas, sociais e tempo livre não têm nada a ver com os propósitos definidos para as reuniões. Também não vêem necessidade de treinamento de equipe na preparação de seus retiros e acampamentos, pois afinal “só se aprende na prática”, por vezes não percebendo que até a localização, estrutura física, a alimentação e limpeza do local escolhido para o evento influem neste propósito.


O acampamento cristão é uma experiência totalmente diferente das demais. Nele os rótulos, as expectativas de outros, as rotinas diárias, a influência dos pais, professores, colegas e os meios de comunicação são todos deixados para trás em favor de uma comunidade temporária, especial, que tem um propósito central: apresentar Cristo e ajudar as pessoas crescerem em direção à maturidade e se tornarem parte da liderança cristã.

Afastados das poderosas influências da comunidade permanente (lar, escola, igreja etc.) os acampantes são imersos numa comunidade amorosa e cristocêntrica. O acampamento cristão deve ser um modelo que demonstra como os cristãos devem viver. O acampamento é um lugar para experimentar novas coisas, conhecer novas pessoas e ter novas aventuras.

Jesus chamou Seus discípulos para saírem de suas comunidades permanentes, onde eles eram conhecidos como meros pescadores, coletores de impostos, carpinteiros etc. para uma experiência de comunidade temporária, onde estariam mais livres para mudar.

Um dos mais longos acampamentos na história foi a viagem de 40 anos dos hebreus através da natureza no deserto. Deus usou uma experiência de acampamento temporário para libertar Seu povo escolhido da escravidão física e espiritual do Egito.
A separação do lar remove o apoio familiar físico e social que provê conforto e segurança. Os acampantes são forçados a transferir a confiança a outros e depender de alguém mais seguro e maduro. Esta mudança abre portas para ministrar às necessidades individuais das pessoas.

(Extraído do material: Treinamento para Líderes de Retiros - TLR - promovido e ministrado pela AEA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário