quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Valores do Ministério de Acampamentos
3) Construção de Relacionamentos com Deus e o Próximo


As atividades diárias no acampamento ensinam habilidades sociais. O acampamento é primeiramente uma experiência de relacionamentos. Os mentores espirituais estão sempre presentes. Eles são exemplos visuais de como viver quando cansado, como ser bom quando os outros não são, como controlar a ira, como disciplinar com amor, como pedir perdão, como crescer espiritualmente, como lidar com a tentação e como viver em comunidade. O relacionamento pessoal com Cristo é mostrado entre todos como sendo o mais significativo e aquele que mais precisa ser cultivado, pois é o relacionamento que traz significado e cura a tudo o mais.
Os acampantes freqüentemente retornam aos seus lares falando sobre seus conselheiros e o que eles fizeram com seus novos amigos. O convívio de 24 horas por dia uns com os outros permite aos equipantes, num período típico de retiro ou acampamento, mais tempo para ministrar aos acampantes do que os pastores têm em um ano, e tanto tempo qualitativo, quanto os pais têm em seis meses. O laço que ocorre por meio do conviver, jogar, adorar, tentar e aprender juntos internalizam valores ensinados e traduz experiência na formação do caráter.
A influência para a mudança é grande no acampamento onde os relacionamentos são valorizados. Jesus é o nosso modelo de ministério e Ele discipulou Seus 12 através do Seu relacionamento com eles, convivendo e viajando com eles.
(Extraído do material: Treinamento para Líderes de Retiros - TLR - promovido e ministrado pela AEA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário