segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Valores do Ministério de Acampamento
4) Lembranças, Recordações e Compromissos Firmados na Experiência de Acampar

O fato do ambiente do acampamento ser temporário faz com que a experiência seja ímpar e uma aventura da qual a pessoa jamais se esquece e sempre terá boas lembranças. Os eventos do acampamento bem planejado são atraentes, vivos, cheios de energia e absorvem totalmente os acampantes. As experiências no acampamento bem organizado não são as tradicionais, bem conhecidas, e isso cria no acampante uma expectativa de novidade e desafio.

O desejo de vencer, aprender e aproveitar os novos jogos, atividades de aventura, excursões pela natureza, os companheiros difíceis, a variedade de atividades, a umidade, calor, frio, escuridão, desapontamentos, tarefas e separação do lar e amigos, aumenta a intensidade destas experiências. Os momentos de ensino abrem portas onde as verdades espirituais podem ser apresentadas e aprendidas. O produto dos sentimentos aguçados, o envolvimento total e a disposição para aprender, combinados às verdades espirituais aplicadas, criam recordações que moldam a vida.

As verdades espirituais vêm de muitas fontes: elas são modeladas pela equipe, a música do acampamento, a meditação sobre as palestras, os estudos bíblicos e os sermões. Uma sensibilidade à instigação do Espírito Santo, e um coração voltado para ver acampantes aprendendo por meio de cada experiência especial são as chaves necessárias para aproveitar cada atividade no acampamento como oportunidade para ensinar os acampantes.

Jesus ensinou desta maneira. Ele usou eventos especiais e situações comuns para preparar e ensinar os Seus discípulos: os 5 mil famintos a quem deu de comer, a tempestade no mar da Galiléia, o homem possesso da legião de demônios, as pessoas necessitadas de cura, a figueira que não dava fruto na época certa, os 10 leprosos, a morte de Lázaro etc. Suas mensagens geralmente saíam de experiências de vida e do acompanhamento das necessidades percebidas por Seus alunos. Ele aproveitava cuidadosamente essas oportunidades para falar das necessidades mais profundas.

O acampamento é uma experiência distinta e intensa que para sempre sobressairá das outras experiências da vida na memória de alguém. Ele oferece a oportunidade de ligar as verdades espirituais às novas experiências. Mesmo depois que os acampantes tiverem voltado para casa, ao pensarem nas suas experiências no acampamento, irão se lembrar também das verdades espirituais que aprenderam e serão motivados a responder a elas.
(Extraído do material: Treinamento para Líderes de Retiros - TLR - promovido e ministrado pela AEA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário