segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Valores do Ministério de Acampamento
5) Os Líderes de Amanhã são Desenvolvidos Hoje


O equipante é um líder em desenvolvimento, pois os acampamentos são ambientes ideais de educação para o treinamento e desenvolvimento de líderes para a igreja e sociedade. Não existe outro lugar onde é oferecida às pessoas jovens a oportunidade de desenvolver seus dons de liderança. Para aprender habilidades de liderança, as pessoas devem receber responsabilidades e ser supervisionadas no processo de ministrar e liderar. Existem poucas oportunidades para os jovens receberem responsabilidade significativa sobre outras pessoas, especialmente responsabilidade para ministrar à vida dos outros. Se forem instruídos apropriadamente, com um treinamento bem estruturado, isto pode proporcionar uma oportunidade ideal para o desenvolvimento do futuro líder.

Um quarto de acampamento, com 6 a 10 acampantes, fornece um grupo ideal através do qual o equipante de quarto pode aprender e aperfeiçoar suas habilidades de liderança. O equipante deve receber oportunidade para tomar suas próprias decisões e arcar com o sucesso ou as conseqüências delas. Ele necessita tomar cada vez mais responsabilidade até onde possa agüentar, ser “esticado” e ter a chance para colocar em prática seu próprio estilo de liderança. Ele também necessita de apoio quando falha e de “feedback” (“retorno”) contínuo de companheiros e mentores para poder aprender com seus erros.

Os líderes de amanhã estão se levantando hoje e precisam passar três provas: prova de si mesmos, prova de aprendizado e prova da fidelidade de Deus. O acampamento pode ser o lugar ideal para estas provas, pois ele pode testar as capacidades de alguém, expor as suas fraquezas, indicar os métodos consistentes com a realidade e o trabalho atual. É um lugar onde a pessoa pode descobrir Deus de uma forma mais profunda e ver a Sua fidelidade em ação, pois o acampamento prova e testa, através de situações difíceis e reais. A experiência do “acampamento itinerante” de 3 anos de Jesus e Seus discípulos fez justamente isso.
(Extraído do material: Treinamento para Líderes de Retiros - TLR - promovido e ministrado pela AEA )

Nenhum comentário:

Postar um comentário